Saiba mais sobre o e-CAC

Postado em 20/03/2024
Compartilhe esta postagem:

Saiba mais sobre o e-CAC

Ele é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, uma plataforma da Receita Federal que oferece serviços online desde 2005. O e-CAC permite consultas fiscais, regularização de pendências, emissão de documentos, agendamento de atendimentos e mais. Acessível via portal gov.br, exige autenticação com certificado digital. Para empresas, o registro requer código de acesso, CNPJ e dados do IRPF. O e-CAC simplifica processos fiscais, promove transparência, segurança e economia de tempo e custos para contribuintes e Receita Federal.
Atenção aos casos que podem impedir o acesso ao e-CAC:
- Casos com dados de acesso divergentes dos registros da RFB;
- Casos com inscrição inválida ou cancelada no CPF ou CNPJ;
- Casos com situação cadastral nula no CPF ou CNPJ.
O passo a passo para registrar-se no e-CAC como pessoa jurídica é:
- Acesse o site da Receita Federal e crie um código de acesso, fornecendo o CPF do responsável pela empresa, CNPJ e data de nascimento;
- Informe os números dos recibos das últimas duas declarações de IRPF do responsável da empresa;
- Escolha uma senha de acesso;
- Clique em "Gerar Código";
- Com os dados em mãos, acesse o portal e-CAC e digite o código de acesso, senha e CNPJ da empresa;
- Realize a emissão do seu certificado digital.
Em breve, ele será substituído pelo "Serviços do Contribuinte", mas ainda é um recurso de grande utilidade, fundamental para muitos contribuintes.

Categoria:
Notícias

Postado em:
20/03/2024

Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.